Pagina Inicial Tradutor Cursos Artigos Vídeos Fotos Calendário Ecológico Eventos Quem somos Contato  

 

Notícias
Entidades latino-americanas pedem à OEA ações de proteção às abelhas
Tamanho da letra


Com o extermínio das polinizadoras, as espécies que dela dependem também serão extintas. É o caso de 80% das espécies vegetais dos diferentes biomas

 Entidades ligadas à defesa do meio ambiente, saúde, direito, agroecologia, reforma agrária e até associações zen-budistas de praticamente todos os países latino-americanos querem que a Comissão Interamericana de Direitos Humanos adote medidas efetivas em defesa das abelhas.

Entre elas, recomendar aos países-membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) que declarem as abelhas como Patrimônio Natural Nacional pelo fato de a “polinização” ser essencial na preservação da diversidade biológica e, consequentemente, na garantia do direito humano à alimentação adequada.

E também que, em cada país, sejam adotadas medidas urgentes de precaução em relação aos agrotóxicos de ação sistêmica, com a imediata revisão das indicações de uso dos princípios ativos e dos próprios produtos formulados de substâncias que, conforme evidências científicas, tenham impacto sobre a saúde e o comportamento das abelhas.

O objetivo é a proibição definitiva desses produtos.

E como não podia deixar de ser, as organizações pedem a recomendação para a proibição da liberação no ambiente de agrotóxicos que comprovadamente causem a morte das colmeias.

Trata-se de inseticidas da classe dos neonicotinoides e à base de fipronil, e dos herbicidas que têm glifosato na sua formulação

Em documento enviado à Relatoria Especial sobre Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Dhesca), os ativistas pedem também a recomendação para ações concretas para promoção da biodiversidade e proteção dos habitats favoráveis às abelhas e toda a fauna polinizadora.

Para subsidiar o trabalho dos integrantes da relatoria, o documento em forma de livro reúne 201 estudos indexados nos principais periódicos científicos do mundo, organizados conforme as substâncias

Em extinção

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e um dos maiores pesquisadores do melhoramento de plantas e biotecnologia, Rubens Onofre Nodari anota no prólogo de Abelhas & Agrotóxicos – Compilação sobre as Evidências Científicas dos Impactos dos Agrotóxicos sobre as Abelhas: “Centenas de estudos já foram publicados com os efeitos de pesticidas em abelhas, geralmente com resultados adversos às abelhas. De forma geral os estudos encontraram efeitos agudos e/ou efeitos crônicos, dependendo da dose usada no estudo. Mais recentemente os estudos sobre efeitos adversos em abelhas com doses sub-letais de pesticidas aumentaram”.

Integrante do Movimento da Ciência Cidadã, Nodari destaca que as abelhas são consideradas “um organismo imprescindível à sobrevivência da espécie humana no planeta” e “sua perda será catastrófica para a humanidade”.

E que são os mais importantes agentes polinizadores.

As mais de 25 mil espécies participam da polinização de cerca de 50% a 80% das espécies vegetais de diferentes biomas e em mais de 70% dos cultivos agrícolas.

Portanto, sem abelhas, grande parte da vegetação não se reproduzirá.

E nem boa parte dos alimentos que chegam à mesa.

    As opções diante da humanidade são claras: um futuro livre de venenos para salvar as abelhas, os agricultores e agricultoras, nossa comida e a humanidade.

Ou continuar o uso de venenos, ameaçando nosso futuro comum e caminhando cegamente para a extinção.

Tudo pela arrogância de que podemos substituir as abelhas com a inteligência artificial e os robôs.

Foto:Hugo Oliveira/Ibama
Fonte: Vandana Shiva /  Cida de Oliveira / Rede Brasil Atual


   
       
 
24/03/2023Qual é o tempo máximo de vida de um cão?
28/02/2023Reciclagem no Carnaval da Sapucaí 2023 entra para livro dos recordes
03/11/2022Pará e universidade holandesa compartilham tecnologia com outros estados da Amazônia
03/11/2022O Rio Que Queremos: inscrições podem ser feitas na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
26/08/2022Indiano tem pomar com 135 árvores em tambores de plástico
26/08/2022França pode banir voos de jatinhos particulares pelo meio ambiente
01/07/2022Abertas as inscrições para curso de cuidadores de árvores de Santos
01/04/2022Autorização para torneio de canto de pássaros nativos serão emitidas no momento do requerimento
01/04/2022Crianças estão influenciando cada vez mais seus pais a contribuírem para preservação ambiental, aponta estudo

 

     
Notícias | Tradutor | Cursos | Artigos | Vídeos | Fotos | Calendário Ecológico | Eventos | Quem Somos | Contato
© Copyright 2011 Meio Ambiente News - Todos os direitos reservados